Mirante na cidade de Tibagi-PR, de onde vemos o Rio Tibagi. Um pequeno treino que fizemos no dia 12-09-2010. Na entrada do parque do Guartelá conhecemos o Agnaldo. Um local bom para fazer refeições, pra quem vai até a cidade é o restaurante "Armazem 84" - Nesse passeio pegamos um forte vento contínuo e lateral. Mas valeu o final de semana.
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Canyon do Guartelá em Tibagi-PR
Expedições de bandeirantes paulistas e expedições paranaenses foram levadas até as margens do rio Tibagi, atraídas pelas notícias de que sob suas águas se escondiam grandes quantidades de ouro e pedras preciosas, especialmente diamantes.
No final do século XVII se estabeleceram os primeiros povoadores portugueses. Fazendo parte da Caminho das Tropas, além das águas, pedras e cachoeiras que convidam para aventuras, um dos maiores atrativos é o Parque Estadual Guartelá, atravessado pelo rio Iapó, oferece excelentes pontos de interesse natural, como a cachoeira da ponte de pedra uma queda d'água com cerca de 200m de altura, o Canyon Guartelá ou Canyon do Iapó, o sexto maior do mundo, e o Salto Santa Rosa, uma cascata com 60 m de altura. Formações rochosas de excepcional beleza cênica e incalculável valor sócio-econômico que fazem da cidade um ponto de atração turística.
A cidade foi fundada em torno das corredeiras do rio, nas quais se fazia o garimpo de diamantes. Porém, mais adiante, a economia local se voltou para a criação extensiva de bovinos, seguindo-se a agricultura mecanizada principalmente de soja e milho.
Passeio ao Canyon do Guartelá
Cânion Guartelá é um cânion brasileiro situado no planalto dos Campos Gerais, entre os municípios de Castro e Tibagi, no Paraná. É considerado um dos maiores cânions do mundo, o 6° maior do mundo, e o maior do Brasil, com 32 km de comprimento e altitudes que variam de 700 a 1 200 m.
Aproveitamos para uma caminhada de uns 6 Km. O que mata é a volta, com a subida do morro até o ponto de recepção aos visitantes.
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Machu Picchu - Uma aventura de moto à cidade sagrada dos Incas, cruzando os Andes e o deserto de Atacama
"Mais importante do que o objetivo final de uma viagem é o caminho, pois é ele que nos ensina enquanto o cruzamos." Chardô.
Leitura recomendada, traz relatos da viagem, o que levar em uma viagem de moto: remédios e proteção, alimentos, roupas, equipamentos, para a moto e documentos necessários. Importante para quem pretende se aventurar em viagem longa de moto pela primeira vez.
Assinar:
Postagens (Atom)